Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Patrimônio de afetação não se comunica com os demais bens, direitos e obrigações do patrimônio geral do incorporador, decide TRF 4

Publicado por Vanessa Ferraz
há 5 anos

O patrimônio de afetação constitui garantia aos adquirentes das unidades imobiliárias. No entanto, apenas o patrimônio afetado (destinado à incorporação imobiliária definida) responde por eventuais débitos da incorporação, não havendo extensão de tais responsabilidades ao patrimônio pessoal do incorporador ou a outros empreendimentos que porventura este esteja envolvido. Neste sentido, decidiu recentemente o TRF 4:

"Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF-4 – Apelação/Remessa Necessária : APL 5007064-35.2017.4.04.7112 RS 5007064-35.2017.4.04.7112

TRIBUTÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS. INCORPORAÇÃO. PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO. AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO A DÉBITOS DA INCORPORADORA.

Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Ementa

TRIBUTÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS. INCORPORAÇÃO. PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃO. AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO A DÉBITOS DA INCORPORADORA.

O patrimônio de afetação não se comunica com os demais bens, direitos e obrigações do patrimônio geral do incorporador ou de outros patrimônios de afetação por ele constituídos e só responde por dívidas e obrigações vinculadas à incorporação respectiva. Registrado o patrimônio de afetação, destinado à consecução da incorporação correspondente, o crédito tributário constituído em nome da Incorporadora não pode ser óbice ao fornecimento de certidão negativa de débitos à Incorporação".

  • Publicações3
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações90
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/patrimonio-de-afetacao-nao-se-comunica-com-os-demais-bens-direitos-e-obrigacoes-do-patrimonio-geral-do-incorporador-decide-trf-4/654317049

Informações relacionadas

Vanessa Ferraz, Advogado
Artigoshá 5 anos

Como identificar se o cliente está em um caso de desvio produtivo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)